segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Responsabilidade Social no Orkut

Conheci uma iniciativa bastante interessante, através da Rede 3setor - Rede de Informação e Discussão do Terceiro Setor (http://br.groups.yahoo.com/group/3setor). Chama-se Mutirão Virtual e foi fundada há exatamente quatro anos. É o exemplo mais empreendedor, engajado e inovador de militância sócio-virtual que eu já vi no orkut, pois foi justamente nesta rede social (subutilizada ou mal utilizada por muitos) que este projeto se notabilizou e atingiu destacada maturidade.

Segue texto de apresentação da comunidade no orkut, gerida solidariamente por Cristina Dumont e moderada pelos colaboradores Paulo André e Martha Brum.

(Comentário e indicação do Grito Pacífico, mudando o mundo com você)


MUTIRÃO VIRTUAL - AÇÃO SOCIAL

"O Mutirão Virtual já beneficiou vários projetos sociais totalizando mais de 41 mil reais em doações mensais. Foi fundado em nov/2004 e posteriormente transferido para esse endereço.

Todos os participantes aqui concordam em doar um valor mínimo de r$ 5,00 (cinco reais) mensais para um projeto social que será eleito através de votação mensal na comunidade.

O depósito é feito diretamente pelo participante na conta bancária da entidade. Queremos oferecer ao virtual um caráter humanitário, intensificando a responsabilidade social do internauta, aproximando-o das causas sociais.

(...)

Solicitamos que cada pessoa faça ao menos um depósito trimestral e comprove no devido tópico. Quem não cumprir esta regra pode ser deletado, retornando quando puder reassumir o compromisso.

Seja bem-vindo(a), apresente o seu projeto e/ou colabore com os demais!"

[Fim da descrição]


Visitem também o site do Mutirão Virtual (http://www.mutiraovirtual.kit.net), que organiza, centraliza e dá subsídio à dinâmica de solidariedade praticada no orkut. Trascrevo adiante um texto de divulgação, extraído da seção "inicial" do site.


Organizações sociais se beneficiam de doações de comunidade virtual

"Engana-se quem pensa que as redes de relacionamento não têm utilidade prática. Ações sociais podem lucrar com a troca de idéias virtual – e muito.

Se o Brasil fica muito atrás de outros países em termos de política social, o mesmo não se pode dizer da cultura tecnológica. Os 10% da população brasileira que tem acesso à Internet são responsáveis por transformar o país em um dos líderes mundiais em horas de acesso à rede. Segundo informações do Ibope, o número de brasileiros internautas com mais de 16 anos ultrapassa os 20 milhões de pessoas. Entre as classes sociais mais altas, 80% das pessoas usam regularmente a web. Neste cenário, começam a surgir iniciativas capazes de unir o gosto do brasileiro pelo mundo virtual à disposição para mudar o quadro de desigualdade social do país.

Um exemplo bem-sucedido de mobilização social acontece dentro da rede de relacionamentos Orkut – que já freqüentou a mídia por fomentar a divulgação de temas como violência e racismo na net. O lado bom da rede de relacionamentos está na comunidade Mutirão Virtual, criada em dezembro de 2004 pela moderadora Cristina Dumont. A idéia é utilizar o potencial de contato e troca de idéias do site para ajudar instituições beneficentes de forma organizada e idônea, além de ampliar contatos para novas ações sociais.

Mensalmente, os associados da comunidade apresentam duas ou mais organizações sociais, que são analisadas de acordo com seu perfil de atuação. Aquela que recebe mais votos dos associados, concentrará as doações do mês, cuja comprovação também é veiculada nesse site. A aplicação dos recursos arrecadados é discriminada pela própria organização na comunidade que, implicitamente, passa a colaborar com as demais instituições.

“O Mutirão Virtual se diferencia dos sites de doações comuns por se tratar de um fórum que proporciona uma relação mais próxima entre os seus integrantes”, explica a moderadora Cristina. “O formato de comunidade estimula o melhor conhecimento entre as organizações beneficiadas, já que os responsáveis por elas também são membros da comunidade e isso fornece um aporte para a transparência das aplicações mensais.""

Texto da jornalista Juliana W. Santos

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada Pablo!
A prerrogativa do Mutirão Virtual sobre alguns sites que se propõe a incentivar a solidariedade virtual (clique grátis) é que estamos num fórum, a comunidade não se limita à impessoalidade de um site que mesmo oferecendo informações idôneas não estimula a responsabilidade social. Os novos contatos e amizades que se originam no fórum é que propiciam um relacionamento mais íntimo com os projetos sociais e, conseqüentemente, incentivam o voluntariado e uma cultura de preocupação com o social. Nossa doação, portanto, não é indireta (feita por empresas que patrocinam sites). Ela requer um comprometimento pessoal e habitual.

Moacir disse...

Coisa boa Pablo!

"Se todos no mundo fossem iguais a você que maravilha viver"...

Incrivel o que se pode fazer quando boa vontade, interesse e forca juntos em uma comunidade virtual do orkut...

Veja so, 4 anos na luta para fazer coro no grito dos inocentes, excluidos e menos favorecidos...


Continue assim meu caro, este é o caminho que leva nos a verdadeira reforma que levara o Brasil a ser o celeiro do MUNDO...

Abracos e bom ler seu blog, vou ja add nos favoritos...