sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Lula supera próprio Recorde

Façamos um exercício de futurologia. O filho, no auge de suas aulas e tarefas escolares de História do Brasil, pergunta intrigado para seus pais: “Quem foi aquele homem barbudo, chamado por um nome simples e estranhamente impopular, que alguns coleguinhas meus preconceituosos disseram que não tinha sequer curso superior e ainda tinha um dedo a menos?”. A resposta não tarda e vem transbordando de orgulho: “Querido filho, esse homem foi o Lula, o presidente melhor avaliado que nosso país já teve, aplaudido pela maioria de todos os segmentos populacionais. Sua sabedoria diplomou-se nas lutas sindicais legitimadas pelo povo. O dedo que lhe falta na mão foi como que transplantado para o coração, de onde soube apontar, apostar e assinalar um Brasil mais soberano, maduro e confiante, capaz de brilhar entre as potências emergentes e renovadoras do planeta”. O filho, babando de contentamento, dispara apenas uma dúvida: “Mas, pelo que andei pesquisando nos jornais de grande circulação impressa e televisiva da época, não entendo porque ele era tantas vezes criticado e ridicularizado”. Os pais, mal contendo a vergonha que sentiam e sentem pela abordagem manipuladora e conservadora da Rede Globo, preocupada em precipitar e alarmar crises internacionais em vez de denunciar e debater suas causas, tentam dissipar a angústia perspicaz do filho: “A mídia não sabe o que diz”.
(Comentários crônicos do Grito Pacífico, mudando o mundo com você)

LULA BATE RECORDE DE APROVAÇÃO

FONTE: Porta de Notícias do Ig
LINK: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/12/05/aprovacao_do_presidente_lula_bate_recorde_mostra_datafolha_3111985.html

SÃO PAULO - A taxa de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu novo recorde em novembro, atingindo o maior patamar já registrado por um presidente brasileiro desde a redemocratização do País, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

De acordo com levantamento publicado no jornal "Folha de S.Paulo", a avaliação positiva (soma de notas ótimo e bom) do presidente atingiu 70%, batendo o recorde anterior, que também já era de Lula, de 64% de aprovação em setembro.

O levantamento mostra que 23% avaliam o presidente como regular e 7% como ruim ou péssimo.

A pesquisa, feita entre os dias 25 e 28 de novembro, mostra que Lula conta com avaliação positiva em todos os segmentos socioeconômicos e regiões do País.

O levantamento foi publicado em uma semana em que foram feitos anúncios de demissões em grandes companhias do País, como a Vale, e em que a indústria informou que as vendas de veículos despencaram pelo segundo mês consecutivo em novembro.

De acordo com o Datafolha, o resultado da nova avaliação positiva foi influenciado principalmente pela diminuição dos que responderam que o governo tem desempenho regular: de 28% na última pesquisa, em setembro, o índice caiu para 23%. De 0 a 10, a nota média do governo ficou em 7,6, contra 7 no levantamento passado.

A pesquisa mostra ainda que a Região Nordeste continua como a que mais bem avalia a gestão de Lula. Dos entrevistados, 81% dos nordestinos avaliam o governo como ótimo ou bom. No levantamento de setembro, a marca foi de 75% na região.

De todas as áreas do governo petista avaliadas, a econômica foi a que teve um resultado melhor na avaliação espontânea, segundo os brasileiros consultados: 17% apontaram a economia como o setor de melhor desempenho. Educação foi citada por 12% dos entrevistados e o combate à fome e à miséria, por 11%. Na pergunta estimulada sobre as áreas do governo, 61% avaliaram a gestão Lula na economia como ótima ou boa. Ainda de acordo com a pesquisa, 27% disseram não ter tomado conhecimento da crise financeira mundial e 14% afirmaram estar bem informados sobre o assunto.

O levantamento apurou, também, que 27% dos brasileiros ainda não tomaram conhecimento da atual crise financeira internacional.

O Datafolha ouviu 3.486 pessoas, com mais de 16 anos de idade, em todo País. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Presidentes anteriores

As melhores notas obtidas pelos presidentes que antecederam Lula no cargo depois da redemocratização do Brasil no final dos anos de 1980 estão longe do patamar alcançado pelo petista.

O melhor desempenho registrado pelo tucano Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, foi 47% de aprovação em dezembro de 1996. Itamar Franco obteve 41% de avaliação positiva em dezembro de 1994, seguido por Fernando Collor, que em junho de 1990 registrava 36% de avaliação postiva entre os brasileiros.

(Com informações da Reuters e da Agência Estado)

0 comentários: