domingo, 14 de dezembro de 2008

Já Pegou sua Cartinha?

Essa campanha não é nova e, graças ao apoio continuado dos Correios e à solidariedade de seus funcionários, já atingiu a mocidade dos 20 anos; no entanto, novos sonhos são depositados a cada ano por multidões de crianças em todo o Brasil. Seja o papai noel (ou mamãe noel) de pequeninos em busca de melhores esperanças. Você já pegou sua cartinha? Pois se apresse, que o "dingo bell" já está começando a tilintar graciosamente em nossos sensíveis ouvidos natalinos.
(Grito Pacífico, mudando o mundo com você)

PAPAI NOEL: Cartinhas à espera de padrinhos nos Correios

FONTE: http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/844295.html - 13/12/2008

A Campanha Papai Noel dos Correios está com as cartinhas expostas para serem adotadas em Fortaleza. 11.385 cartas já chegaram às agências e estão à espera de um padrinho

Papai Noel, me chamo Vitória e tenho oito anos. Neste Natal, queria ganhar uma bicicleta para brincar com minhas amigas. Não sei quanto tempo ainda vou viver, porque meu coração é muito grande, mas ainda queria realizar esse sonho”. Essa é uma das cartinhas que estão expostas no alto da árvore de natal. Por outros galhos, espalham-se mais pedidos: da Ana Paula, do Otávio, do Sávio, da Antônia e de tantas outras crianças carentes. As cartinhas ficam no local até que alguém as adote e realize o desejo contido nas palavras de cada uma. É a Campanha Papai Noel dos Correios.

Iniciado há mais de duas décadas, o projeto monta suas árvores enfeitadas de sonhos em todas as agências dos Correios do Brasil. No ano passado, foram mais de 516 mil cartas em todo o País. Quase metade delas foi apadrinhada. Até agora, no entanto, poucas cartas foram adotadas no Ceará. Até ontem, 11, apenas 150 presentes haviam sido entregues nas agências envolvidas na campanha em Fortaleza. Porém, ainda há tempo para quem quiser apadrinhar uma cartinha e atender o pedido. O prazo para isso vai até o próximo dia 20.

A iniciativa surgiu da sensibilização de funcionários das agências que recebiam correspondências endereçadas ao Papai Noel. Eles atendiam a alguns pedidos, mas as cartas eram muitas. Até que surgiu a idéia de estender a ação à sociedade. Com a dimensão conquistada, a campanha tornou-se projeto institucional dos Correios em 1994. Os cidadãos voluntariamente começaram a participar: lendo as cartas, fazendo a triagem e, principalmente, adotando um sonho. Regilane Faustino, 20, há três anos vai à agência dos Correios no Centro para escolher uma cartinha e comprar o presentinho desejado. “E, sempre que eu trago o presente, acabo pegando outra”, afirma. A professora de inglês, Aline Rodrigues, 25, vai presentear três crianças: “Já passei dificuldades, sei como é. E no Natal você tem essa coisa de ajudar”.

Faltam padrinhos

Em 2007, os Correios do Ceará receberam 10 mil cartas e três mil delas foram adotadas. Segundo a coordenadora do projeto, Fátima Coutinho, é necessária uma mobilização maior da população. “Faltam padrinhos. Até agora, 602 cartas foram apadrinhadas, mas só 150 presentes foram deixados em nossas agências”, declara. Outros 452 continuam sendo promessa. Neste ano, entre as cartinhas que chegaram, a maioria pede material escolar, colchões, roupas, próteses e bicicletas. Todos os anos, Mariana Silva de Vasconcelos, 9, escreve uma cartinha de Natal e, acompanhada da mãe, vai deixá-la nos Correios. “Eu estou pedindo uma boneca e tenho certeza que ele vai realizar meu sonho. Eu acredito em Papai Noel”. A entrega dos presentes é feita de casa em casa pelos Correios. As crianças que não têm o pedido atendido recebem uma carta-resposta azul assinada pelo Papai Noel que deseja à família um feliz Natal..

Como funciona o projeto

Todas as cartas enviadas aos Correios passam por uma triagem.

O processo elimina imediatamente as cartas com endereços repetidos ou incompletos.

Cartas de adultos, bem como as que trazem pedidos de medicamentos, celular, MP3, DVD e semelhantes não são selecionadas.

A Campanha Papai Noel dos Correios atende cartas manuscritas de crianças carentes com até 12 anos de idade.

Quem quiser participar adotando um pedido de natal pode escolher as cartinhas fixadas nas árvores das agências do Centro, do Iguatemi e da Aldeota. O apadrinhamento pode ser anônimo. Os presentes devem ser deixados nas agências até o dia 20.

Serviço [local]

Para ser um voluntário na leitura e triagem das cartas, o cidadão deve entrar em contato com o Serviço Social dos Correios. Telefone: (85) 3255 7136.

0 comentários: