sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Voluntariado ONLINE: Conheça, Opine e Divulgue

O Grito Pacífico silenciou para aplaudir e reverenciar mais uma grande iniciativa desenvolvida para multiplicar a solidariedade através da internet, ou melhor, do amor à distância, pois o voluntariado é uma declaração altruísta de amor ao mundo. Neste caso, seu corpo pode estar do outro lado do mundo, mas seu coração meio que se teletrasporta para o foco da ação.

1) Você já tinha ouvido falar em voluntariado online? O que acha dessa idéia?
2) Se você fosse voluntário online, exemplifique três coisas que você poderia fazer (ou então, caso se considere voluntário online, compartilhe algumas ações que você já faz conosco).
3) Qual a importância dessa iniciativa para a mudança e melhoria do mundo?

Para dar ressonância a essa postagem, vou sistematizar as respostas dessa mini-pesquisa e apresentá-las um mês depois, enviando inclusive uma cópia para o IVA (Instituto Voluntários em Ação), que lançou há uns três meses o portal Voluntários Online (http://www.voluntariosonline.org.br), de onde extraí, na íntegra, o histórico e os objetivos deste projeto, postados adiante.

Seu comentário neste blog, abordando especialmente as três questões propostas, também servirão de incentivo para que eu possa debater, junto a ONGs comprometidas com esta causa, as perspectivas de apoiar a promoção de iniciativas como esta aqui no Estado do Ceará.

Por fim, observo que esta postagem foi uma idéia espontânea e autônoma de minha parte. Mas creio que nem por isso, ainda que informalmente, essa intenção se torna menos nobre. Obrigado e saudações solidárias.

(Preâmbulo de PABLO ROBLES, mudando o mundo com você)

HISTÓRICO DO VOLUNTÁRIOS ONLINE

“O IVA é um Centro de voluntariado que atua no Estado de Santa Catarina há 10 anos. Nosso trabalho consiste basicamente em ser o elo entre aquelas pessoas que desejam colocar suas habilidades, tempo e talento, à disposição de organizações não governamentais, e estas que necessitam dessa mão de obra para oferecer um serviço de melhor qualidade ao seu usuário.

Para consolidar os 10 anos de trabalho do IVA/SC e também nos inserirmos cada dia mais em um mundo onde a comunicação digital é uma realidade, lançamos o Portal Voluntários Online para atender através de vagas de voluntariado presencial não só a região de Florianópolis, mas todo o estado de Santa Catarina.

Estamos introduzindo no Brasil o voluntariado on-line, que e realizado em todo ou em parte pela internet, e que está amplamente difundido internacionalmente. Vamos possibilitar também, através da nossa versão em Inglês, que voluntarios de todos lugares do mundo possam achar uma vaga de voluntariado presencial ou on-line para ajudar as organizações que necessitam desses voluntarios no Brasil.

A utilização de um PORTAL DE VOLUNTARIADO ON-LINE, possibilita o aumento da dimensão de nosso trabalho e através dele estamos oferecendo inúmeras oportunidades de conhecimento, capacitação, escolha de atividades e até mesmo de encaminhamento de voluntários a qualquer hora do dia Os serviços de intermediação e gerenciamento de voluntarios, bem como a presença na internet, estão sendo oferecidos de forma gratuita para todas as organizações cadastradas nesse portal, graças ao apoio e confiança de nossos patrocinadores.

Esta iniciativa é, sobretudo, uma forma de marcar o sucesso dos dez anos de trabalho do IVA em paralelo aos dez anos de aprovação da Lei que regulamenta o voluntariado no Brasil com uma proposta inovadora que venha não somente atender essas demandas como mobilizar a solidariedade entre os brasileiros. A partir de agora, a história do IVA/SC será escrita 24 horas por dia, sete dias por semana, como o deve ser para qualquer organização na era da informação em que vivemos. Em qualquer lugar e a qualquer momento, alguém poderá praticar o voluntariado.”

OBJETIVOS DO VOLUNTÁRIOS ONLINE

“Nosso objetivo é ser o elo entre as pessoas que desejam colocar suas habilidades e seu tempo à disposição de organizações não-governamentais, e as organizações que necessitam desses voluntarios para prestar serviços de melhor qualidade para quem precisa. Além da intermediação entre voluntários e organizações, nos preocupamos em trabalhar a capacitação de todos os envolvidos.

Um portal de voluntariado on-line também reduz significativamente as despesas de um centro de voluntariado e isso possibilita aumentar a dimensão do trabalho: agora, encaminhamos voluntários 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estamos introduzindo a modalidade de voluntariado on-line, onde o voluntario desempenha em todo ou em parte as suas atividades pela internet. Esta modalidade mobiliza centenas de milhares de voluntarios no mundo todo e tem se mostrado um sucesso.

Podemos, a partir de agora, contar com a ajuda de muitos voluntários on-line internacionais para auxiliar nas causas sociais brasileiras. E nosso objetivo colaborar para o alcance dos 8 Objetivos do Milenio das Nações Unidas, que visam alcançar um mundo melhor para se viver ate 2015. Assim, pessoas podem colocar sua expertise como web designers, construção de banco de dados, tradução de textos e projetos, elaboração de projetos, entre outras, a serviço de causas e organizações, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia e da noite, seja presencialmente, seja via internet.”

HISTÓRIA REAL DE UMA VOLUNTÁRIA ON-LINE

No link abaixo, encontrei e transcrevi a seguir um notável depoimento de quem soube arregaçar as mangas com muita destreza e desenvoltura; sem sequer precisar, necessariamente, sair de casa. (os grifos são do Grito Pacífico)

http://www.voluntariosemacao.org.br/blog/voluntariado-line/historia-real-de-uma-voluntaria-online

“Ana Maria investiu seus conhecimentos lingüísticos na tradução de várias pesquisas sobre crianças de rua da América Latina do espanhol para o português. Sua organização Shine a Light conecta organizações que servem crianças de rua da América Latina e usa tecnologia digital para transformar sucessos locais em soluções internacionais. O desafio em pesquisar crianças de rua, e ainda traduzir essa pesquisa, consiste em entender o dialeto das gangues de rua da América Latina, com seus próprios códigos em cada país, e que são obscuros para a integrar sociedade. Ana Maria aproximou sua tradução em português de um estudo sobre as gangues de rua colombianas, quando gastou várias semanas pesquisando as gírias das gangues do Brasil.

Ela conseguiu com sucesso não somente a tradução literal, mas também cultural, e achou maneiras de conectar o discurso sobre os membros de gangues colombianos com os brasileiros nas favelas de Rio e São Paulo. Depois de várias traduções para o Shine a Light uma tarefa que ela começou em 2003, Ana Maria está agora trabalhando na tradução de um currículo baseado num DVD para professores em campos de refugiados – seu maior empreendimento até agora. A fim de utilizar os termos apropriados em português quando, por exemplo, escrever subtítulos para documentários feitos por adolescentes refugiados em Bogotá, capital da Colômbia, Ana Maria novamente mergulhou no vocabulário e cultura peculiares das comunidades de refugiados e imigrantes.

As traduções de Ana Maria estão ajudando a romper barreiras entre hispânicos e comunidades de trabalhadores lusófonos. Elas deram resultados e experiências obtidas na Argentina, Colômbia e México e estão disponíveis para as organizações brasileiras, tendo facilitado a troca de experiências e o aprendizado recíproco. Voluntariando-se on-line para uma organização que está longe de sua casa, e engajando-se em atividades que lidam com projetos em outros países da América Latina, Ana Maria também aprendeu muito sobre a situação social em seus próprios país e vizinhança. “Em suma, ser um voluntário on-line com o Shine a Light fez-me conscientizar sobre as realidades que eu não enxergava e também me fez perceber que eu posso contribuir com poucas tecladas por dia para ajudar algumas pessoas comprometidas em ajudar outras.”

Quer ser um voluntário online? Entre no portal brasileiro de voluntariado online

1 comentários:

Anônimo disse...

Pablo,
Publicamos no Blog Dr. Negociação, no post semanal DOMINGO É DIA DE BLOG, um comentário e link com o seu Blog. Espero que goste. Parabéns pelo seu trabalho!