domingo, 4 de novembro de 2007

ARTIGO: Somos Elos de Redes

Habitamos e tecemos uma rede de redes que se entrelaçam, interagem, se sustentam e funcionam de maneira sistêmica. É o paradigma da abordagem sistêmica, que encerra um dos segredos mais brilhantes de todo o universo, servindo inclusive para demonstrar porque nada acontece por acaso. Para fins didáticos, consideramos que estas complexas redes fundamentam-se em cinco elementos: contatos, mensagens, relações, processos e condições.

Os contatos constituem os pontos, nós, entes ou posições que simbolizam fisicamente os sujeitos da(s) rede(s), tais como as pessoas, as instituições e os projetos, dentre outras categorias a serem focalizadas conforme o referencial de análise.
Tais contatos, em termos gerais, distinguem-se por dois critérios: o nível de acessibilidade e as perspectivas de contribuição. Ambos, numa escala gradativa e bem mais concreta, podem ser classificados com base em cinco sub-critérios: diretos ou indiretos; efetivos ou potenciais; estáveis ou instáveis; grandes ou pequenos; e formais ou informais.

As mensagens correspondem ao patrimônio próprio e dinâmico de cada contato, englobando os valores, objetivos, saberes, experiências, atitudes, vocações e demais aspectos pertinentes. As relações consistem nos atos de envio, recepção e intercâmbio de mensagens entre os contatos, quer tais comunicações ocorram de forma tangível ou intangível.

O poder de influência, repercussão e multiplicação das mensagens transmitidas nestas relações depende de fatores como o auto-conhecimento, o grau de sistematização, a confiança coletiva, as crenças auto-motivadoras, a cultura de aprendizagem, a habilidade interpessoal, a competência profissional e a estrutura objetiva dos contatos envolvidos.

Os processos caracterizam as relações construídas e mantidas a partir de fluxos coordenados e convergentes, visando à consecução de finalidades e resultados específicos. Quanto maior a complexidade, a prioridade e o investimento atribuídos a tais processos, maior deve ser o domínio da arte e ciência requeridos para desenvolvê-los com sucesso.

As condições equivalem aos fenômenos, variáveis e conjunturas de ordem visivelmente incontrolável sob marcos temporais e espaciais delimitados, que permeiam o ambiente das redes e são capazes de influenciar de modo positivo ou negativo os seus elementos. No entanto, todas as condições boas ou ruins produzidas pelas civilizações, nações e sociedades podem ser historicamente enfrentadas e alteradas pelas próprias gerações humanas.

0 comentários: