domingo, 4 de novembro de 2007

REFLEXÃO: Duas Dimensões Formativas

REFLEXÃO ENVIADA A UM AMIGO SEMI-CONCLUDENTE

Aprendi que temos que lidar sempre com duas dimensões formativas em nosso desenvolvimento humano. Uma mais medíocre: a do professor que finge que ensina e o aluno finge que aprende; a do superior que finge que administra e o subordinado finge que é gerenciado; enfim, formações que na verdade nos deseducam, nos deformam, nos apequenam, nos nivelam por baixo; onde somos levados muitas vezes a não-pensar, a não-questionar, a não-criar, a não-transformar etc. Por outro lado, vez por outra, nos deparamos com professores, gestores e demais agentes formadores de opinião, que não têm medo de ser desafiados, ultrapassados; muito pelo contrário, veêm academicamente no discípulo e profissionalmente no aprendiz a oportunidade compromissada e gratificante de influir coscienciosamente na formação autônoma e soberana de pessoas, cidadãos e executivos melhores para o mercado, para a sociedade e para todo o mundo. Neste segundo caso, somos nivelados por cima, somos agigantados, não somos proibidos a falar de sonhos e nossos potenciais não são atrofiados e jogados no lixo da inércia.

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