quarta-feira, 20 de maio de 2009

Perguntas que silenciam hipocrisias

[Essa crônica refere-se ao texto-denúncia reproduzido na postagem anterior Um Vivo (de Cultura) na Roda (de Censura). Convém, portanto, lê-la antes.]

Saber perguntar é mais sábio do que saber responder, até porque somos mais feitos de dúvidas do que de certezas” (Pablo Robles)

Eduardo, considero que sua participação valeu a pena e foi muito importante para aqueles que acreditam na ética pública e na integridade do jornalismo, cujos valores se expressam e tentam se reafirmar cada vez mais nos meios alternativos de informação, educação e reflexão.

Confesso não ter muito tempo e paciência para ouvir os noticiários da grande mídia – grande apenas no poder econômico, mas pequena em sua legitimidade moral. Por outro lado, interessa-me saber os bastidores essencialmente ideológicos que sustentam e manipulam ocultamente o véu retórico das aparências enganadoras.

Se a TV Cultura negou-lhe suas perguntas e, quando, na única vez que não o fez, distorceu maliciosamente aspectos específicos dela (ou seja, a referência explícita à gestão do Serra), isso significa dizer que tal emissora se portou - e possivelmente já vem há longo tempo se portando - como uma TV Censura, merecedora de CPIs de todos os gêneros.

Se todos os brasileiros e brasileiras conscientes de seu papel transformador junto ao mundo socialmente construído pela própria humanidade pudessem doar pelo menos uma hora de seu dia para participações deliberadamente voluntárias como essa que você tão bem protagonizou em conjunto com os outros dois twitters, nosso país veria aumentada e distribuída ao máximo a “remuneração” da justiça, da cidadania, do altruísmo e da solidariedade.

Mas não parece nada disso que a oligarquia do PSDB e seus tentáculos midiáticos propõem e desejam para os ouvintes, leitores e interlocutores do Brasil. Reforço essa hipótese citando uma de suas twittadas (@eduguim) que eu (@pablorobles) acabei de ver na condição mesma de seu recente seguidor no Twitter. Ei-la: “Será possível que as mais de 70 CPIs em SP são todas oportunistas e só as do PSDB são sérias? O sr. acredita nisso?

Suas perguntas, mesmo quando abafadas e eventualmente recosturadas pela “TV Censura”, contribuíram notadamente para espalhar reflexões, acordar consciências e silenciar hipocrisias. Saiba que sua presença na emissora, dinamizada online via Twitter e engrandecida depois pelo texto-denúncia postado em seu blog Cidadania.com (http://edu.guim.blog.uol.com.br/) são um exemplo digno de que as grandes árvores são frutos de pequenas sementes.

Constata-se que a mídia tradicional ainda vigente, não poupando nem a TV Cultura, quer entregar novamente o poder às elites que privatizaram o patrimônio nacional e concentraram suas riquezas em detrimento das maiorias. Essa sim, é a mídia que está, acima de tudo, se “lixando para o povo”. Porém, é preciso avisá-la que o povo tem o direito de pensar, de criar e de se comunicar por si mesmo – sem correntes, mordaças e filtros repressivos.

Afinal, cada formiguinha plantada no universo da internet, na forma de blogs, sites, listas de discussão, redes sociais e mecanismos vários, constituem potencialmente outras vozes; capazes de mobilizar novas atitudes na direção de um país mais justo e um mundo melhor. Enquanto os grandes noticiários alardeiam o aquecimento global, sofremos cotidianamente de "esfriamentos locais", cuja cura passa pelo resgate da sensibilidade coletiva.

0 comentários: