sábado, 12 de julho de 2008

TÍTULO ILUSTRE: Parabéns Galeano

Galeano recebe título de Cidadão Ilustre do Mercosul em cerimônia no Uruguai

Por L&PM Editores

FONTE: www.lpm.com.br (Notícias – 07/07/2008)

Na manhã luminosa e fria do dia 3 de julho, em Montevidéu, o escritor uruguaio Eduardo Galeano recebeu o título de "Cidadão ilustre do Mercosul", outorgado pela primeira vez pela Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul
e firmado pelos cinco chanceleres dos países que compõem o Mercosul. A cerimônia realizou-se no belo prédio da CRPM em frente ao Rio da Prata na "rambla" Presidente Wilson, na capital uruguaia.

Na resolução oficial, a comissão de chanceleres justifica a honraria como um reconhecimento pela contribuição do autor de Veias abertas das América Latina, As palavras andantes, da trilogia Memória do fogo e de muitos outros livros "à cultura, à identidade latino-americana e à integração regional".

Entre as centenas de amigos, admiradores de Galeano e personalidades da política e da cultura latino-americana que lotaram o salão nobre do Edifício Mercosur destacavam-se o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, e o prêmio Nobel da Paz, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, que afirmou na ocasião: "Galeano é um grande pensador, um homem coerente entre o dizer e o fazer. É um exemplo de vida, de comprometimento com a luta dos povos pela liberdade. É uma luz que ilumina muitos caminhos."

Ao agradecer o título concedido, Galeano lembrou que o "verdadeiro primeiro cidadão ilustre da região" foi José Gervasio Artigas, líder das lutas pela independência de vários países da América do Sul. Também evocou personalidades latino-americanas que fizeram história, entre as quais os brasileiros Aleijadinho – segundo Galeano, o homem mais feio do Brasil, mas que criou as mais altas formosuras da arte da época colonial –, Garrincha – por sua superação e por todas as alegrias que proporcionou com seu futebol –, e Oscar Niemeyer – que, centenário, é o mais novo dos arquitetos e o mais jovem dos brasileiros. Lembrou também de Salvador Allende e de Che Guevara, que, para ele, talvez seja o mais universal dos latino-americanos, já que sua figura está sempre renascendo, por mais manipulação que sofra.

A solenidade iniciou pontualmente às 11h com o pronunciamento de Carlos "Chacho" Álvarez, presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, que calorosamente lembrou da contribuição de Galeano para a cultura e para a integração da América Latina, seguido pelo antropólogo e pesquisador membro da Unesco, o uruguaio Daniel Vidart, e pelo presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, que destacou: "Galeano foi e é nossa voz; nela está contida a imensa paz de nossas lutas, e de suas mãos contadoras de histórias já se escreve, com a tinta indelével de nossa esperança, a história da América Latina, que mais cedo do que tarde começará a viver seus cem anos de solidariedade."

Na ocasião, foram lidas saudações a Eduardo Galeano de vários intelectuais, como do seu compatriota, o escritor Mario Benedetti, e do arquiteto Oscar Niemeyer. Também foram lidas as mensagens dos presidentes Lula, Michelle Bachelet (Chile), Cristina Kirchner (Argentina), Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia).

0 comentários: