quinta-feira, 16 de abril de 2009

Entre tropeços, a mídia deita e rola

Essa mídia não tem jeito. Recentemente, ouvi dela: "empregos voltam a crescer, apesar da crise". Ela adoraria dizer assim: "ainda é permitido sorrir, não obstante a crise". Ela faz questão de frisar em tom sombrio: crise, crise e mais crise.

Como ela não encontra (e nem vai encontrar) soluções nos complexos problemas neoliberais do mundo hodierno, a mídia acaba apontando sua varinha de condão para outros terreiros. Em um país onde é Deus no céu e o futebol na terra, mais uma pérola dessa paixão nacional foi recentemente descascada.

Vamos ao fato. Outro dia a mídia oportunista, inflamando o ego de Adriano e surfando na bolha de sua fama, o promovia - com toda euforia - a imperador. Agora essa mesma mídia de poucos escrúpulos se traveste de "terapeuta" e usa a televisão para tentar curar o suposto "delírio" do recalcitrante "doente".

Em vez disso, a mídia deveria assumir e tratar sua neurose crônica, mais especificamente seu instinto megalomaníaco de transformar seres humanos e jogadores de futebol em fenômenos com pinta de super-heróis, no estilo mais esdrúxulo e despudorado dos astros hollywoodianos.

Mas se é para levar esse ofício da mídia a sério, de querer consertar profissionalmente as pessoas que ela própria contribuiu para desestruturar emocionalmente, por que que esta mídia não se preocupou em "medicar" o ex-jogador Casagrande, ao sair de cena devido a problemas com drogas quando estava justamente no auge de sua nova fama como comentarista (adivinhem de onde) da Rede Globo (plim-plim!)

Que moralismo é esse que só aparece quando ameaça ferir vultosos contratos comerciais ou abala os mitos forjados, com calculadora na mão, pelos marketeiros esportivos de plantão? Pois é... Enquanto sobem e descem os reis da bola, a farsa hipócrita da mídia deita e rola; mas antes que me estigmatizem - e sobretudo para não perder a rima - o Grito Pacífico vai por enquanto embora.

***** **** *** **** ***** **** *** **** ***** **** *** **** ***** **** *** **** *****

(Recomendo a leitura da postagem que inspirou a presente crônica: "Quem está doente: Adriano ou os outros?", publicada em 12/04/2009 no blog do Emir: http://www.cartamaior.com.br/templates/blogMostrar.cfm?blog_id=1&alterarHomeAtual=1)

0 comentários: