domingo, 29 de março de 2009

Adote um Vereador: semente genuína de cidadania

Uma grande semente de cidadania ativa está germinando em nosso Brasil, começando a gerar seus primeiros frutos em São Paulo e outros municípios que já aderiram ao Programa Adote Um Vereador, uma iniciativa basicamente genuína de controle social e melhoria da qualidade política dos parlamentares. Essa postagem destaca, na ordem, três conteúdos: um resgate histórico da proposta, exemplos louváveis de apadrinhamentos e o informe de um encontro ocorrido para avançar na expansão da idéia. Vamos incentivar a estruturação exitosa desse movimento democrático!

(Comentários do Grito Pacífico, mudando o mundo com você)

HISTÓRIA DO ADOTE UM VEREADOR

FONTE: http://vereadores.wikia.com - 29/03/2009

Dias depois do segundo turno em São Paulo, o jornalista e âncora da CBN Milton Jung lançou um desafio aos ouvintes. Ele convidou o público a adotar um vereador. Afinal, São Paulo tem 8 milhões de eleitores. Mas apenas 55 parlamentares. Ou seja, muita gente votou em alguém que não ganhou. Entretanto, os eleitos não representam apenas aqueles que votaram neles; representam toda a sociedade paulistana.

Veja o que ele disse:

"O Adote um vereador começou com este objetivo: encontre alguém que pense próximo de você, e passe a acompanhar o trabalho dele, e usá-lo para levar suas propostas à Câmara. Em pouco tempo, os ouvintes-internautas “desvirtuaram” a idéia e passaram a escolher aquele vereador que eles menos gostam e, assim, pretendem fiscalizá-lo de perto, acompanhar seu comportamento, verificar quanto gastam para manter o gabinete, se comparecem à Câmara ou participação das comissões permanentes."
Fonte: Blog do Ronaldo

O "Adote" um Vereador é um programa idealizado pelo Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia. Por seu caráter de transparência, o Movimento Nossa São Paulo se identificou com o tema, bem como o jornalista Milton Jung da rádio CBN. Inicialmente afirmou-se de forma equivocada, nesta página, ter sido iniciativa do Movimento Voto Consciente. Em tempo, agora corrigido. O programa, em sua origem foi pensado tendo por público as escolas públicas e suas comunidades escolares. A idéia do verbo adotar, evidentemente, pressupõe um entre aspas, na medida em que deseja invocar na realidade a idéia de fiscalizar.

No primeiro semestre de 2008, a organização não-governamental Voto Consciente criou anúncios publicitários que provocavam o eleitor: "Você controlaria o que os seus filhos assistem na TV só uma vez a cada 4 anos?"; "Você controlaria as despesas da sua empresa só uma vez a cada 4 anos?"; "Você controlaria sua conta bancária só uma vez a cada 4 anos?"; e "Você controlaria as vendas do seu negócio só uma vez a cada 4 anos?". O lema da campanha foi "Controle os políticos. Ou os políticos controlam você".

O Instituto Ágora segue desenvolvendo o programa "Adote" um Vereador para pessoas jurídicas (escolas da rede pública) e pessoas físicas (eleitores e eleitoras) municiando-os de informações sobre as Câmaras Municipais, em São Paulo e Rio de Janeiro.

Após o lançamento da idéia no programa CBN São Paulo, a rádio CBN de Maringá decidiu adotar a proposta e lançou na cidade do interior do Paraná a campanha convidando os ouvintes a acompanharem o trabalho dos vereadores.

No começo de janeiro foi criada essa plataforma wiki do "Adote", que vem sendo mantida, de forma voluntária, seguindo os princípios da Wikimedia Brasil, por cidadãos brasileiros ou que residem no Brasil. Desde então, o "Adote" expandiu-se para outras cidades, contando com esse sistema para organização de informações e uma lista de emails, onde todos os envolvidos podem participar. O jornalista Milton Jung tem sido fundamental na divulgação do projeto, graças a sua alta audiência entre os ouvintes da rádio CBN e abertura de espaço na rádio que vem dando para cidadãos e políticos.

O projeto "Adote" um Vereador possui contas nos sistemas de micro-blogging identi.ca e Twitter, e também uma comunidade no orkut.

Vereadores ´adotados´ já recebem perguntas

FONTE: http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=8&Int_ID=71504 - 13/02/2009

(...)

No site www.adotegastaldo.blogspot.com, o ´padrinho´ do vereador Marcelo Gastaldo (PTB), Eduardo Queiroz Peres, explica o porquê da escolha do parlamentar e já lança as primeiras perguntas ao vereador neste início de campanha.

"De certo houve motivos que me levaram a lhe escolher dentre os outros vereadores. Alguns deles certamente sem relevância, como a coincidência de o senhor ser engenheiro e eu estudante de engenharia", inicia. "Outros mais relevantes, como o fato de ter sido o senhor o vereador que trouxe a Jundiaí o Programa de Metas do Executivo, importante projeto que já vigora em São Paulo."

Na seqüência do blog, o estudante Eduardo questiona como tem sido a atuação de Marcelo Gastaldo para que o projeto do Programa de Metas não seja mais adiado nem excluído da pauta da Câmara.

´Bicho Legal´ - Outro vereador que já foi adotado é Leandro Palmarine do Bicho Legal (PV). Ele foi escolhido pela estudante de Ciências Sociais, Juliana Maria, que acompanhará o trabalho do parlamentar e publicará futuramente questões em um blog na internet. "Não a conhecia. Sei apenas que ela se interessa pela causa dos animais (principal bandeira de Leandro) e acho muito importante essa iniciativa", afirmou o vereador do PV. "O vereador tem mesmo que prestar contas do trabalho realizado e este é mais um caminho."

O blog de acompanhamento de Leandro é o leandrotodeolho.blogspot.com.
Ontem, mais um parlamentar foi escolhido para ser fiscalizado na campanha. O tucano Gustavo Martinelli foi ´adotado´ pelo universitário José Mario Marassato no blog gustavomartinelli.blogspot.com. O Voto Consciente ainda aguarda interessados em adotar outros 13 parlamentares do Legislativo local.

1º Encontro do Adote um Vereador em São Paulo aconteceu em 15/MAR/2009

FONTE: http://www.joildo.net/artigos/encontro-do-adote-um-vereador-reforca-organizacao-cidada/ - 16/03/2009

(...)

"O trabalho na organização dos dados coletados foi um dos destaques do encontro, pois tem-se a noção de que a publicação das informações pelos participantes é que oferecerá maior dimensão ao programa. Para inserir dados do wikisite Adote um Vereador é preciso seguir algumas regras mínimas que permitam uniformidade na ação.

O mais interessante, porém, foi ouvir as histórias e estratégias dos “padrinhos” que avançaram o sinal sem se preocupar com o risco de colidir com o “afilhado”. Conseguiram algumas respostas sobre questões importantes como verba de representação e critérios para montagem de gabinete, abriram as portas da Câmara e estão certos de que o trabalho que realizam terá significado na escolha dos próximos vereadores."

(...)

0 comentários: