domingo, 14 de outubro de 2012

Heróis (anônimos) da sociedade




Na véspera do Dia do Professor, compartilho esse trecho do livro de Augusto Cury, o Semeador de Ideias (pág. 185). Minhas incursões na docência ainda são muito pontuais, mas na medida em que eu for terminando minha Licenciatura em Ciências Sociais – o que não está longe – estarei mais aberto a mergulhar profissionalmente no desafio da educação escolar. 
“(...) Outros professores e professoras ficaram tão sensibilizados que pediram autógrafo ao Semeador de Ideias. Mas ele lhes disse:- Mestres pedindo autógrafo a mim? Peçam uns aos outros. Vocês são os verdadeiros heróis da sociedade. Sobrevivem num ambiente estressante, sem notoriedade social e com baixos salários. Não são gigantes? Sobre seus ombros está o futuro da humanidade, e cobram e reclamam tão pouco por isso. Não são heróis? – E reiterou suas palavras: - Vocês mudam o mundo ao mudar o mundo de um aluno. Obrigado por existirem (...) 
O mundo precisa cada vez mais de gente que acredite nas pessoas e nas instituições. A mentalidade que predominou entre as gerações recentes foi incapaz de construir uma sociedade mais solidária, negócios mais justos e relações mais tolerantes. Professoras e professores, sozinhos, podem ser incapazes de mudar o mundo. Mas sem uma educação baseada em novos paradigmas e atitudes, o planeta naufragará ainda mais fundo.

0 comentários: