terça-feira, 23 de junho de 2009

Que tal 10 perguntinhas básicas?

Adiante 10 perguntinhas básicas muito bem postas pelo sociólogo, cientista político, escritor e blogueiro Emir Sader, num estilo que lembra a verve ímpar e antenadíssima do uruguaio Eduardo Galeano.

Tais indagações esclarecem muito mais a consciência do que a tradicional verborragia dialeticamente inútil de muitos pseudocolunistas (diplomados ou não) de plantão.

E em homenagem à primeira pergunta, vale até uma dica: vejam o link deste vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=4mvp0x2oznw - onde Obama acerta na mosca infeliz e desnorteada da Folha de São Paulo. Quem mandou ela vender o que não é?

Pois este jornal (que faz a ponte entre a matriz ideológica norte-americana e as marionetes brasileiras da mídia comprada), ao contrário do que a publicidade linkada mostra, não tem nada de:
- CRÍTICO (a não ser tantaz vezes do povo); nem de
- PLURAL (exceto para abrandar a ditadura); e tampouco de
- INDEPENDENTE (e se por acaso o for, é antes de tudo da verdade).

Por isso, o seu slogan deveria ser:
"FOLHA - Não Dá Para Não Rasgar"

Comentários do Grito Pacífico: mudando o mundo com você!

PERGUNTINHAS

FONTE: Blog do Emir - 22/06/2009
LINK: www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=320

Perguntinhas que a gente se faz neste tempos. Façam as suas.

1. Otavio Frias é o melhor jornalista da FSP (Força Serra Presidente) e por isso é o editor chefe há mais de 20 anos? Ou é porque recebeu o cargo do seu pai, Otavio Frias, dono da empresa familiar?

2. O Senado deve investigar – a Petrobras, entre outros temas – ou deve ser investigado?

3. A Dora Kramer é uma analista política ou uma das tantas viúvas do FHC?

4. O Artur Virgilio, como sabe – pela votação ridícula que teve para prefeito de Manaus – que não vai mais ser eleito senador, o que vai fazer? Dedicar-se à Zona Franca?

4. O Gabeira, atendendo os apelos do seu palanque – coincidentemente o mesmo de Alckmin e de Serra – vai ser candidato ao governo do Rio de Janeiro? Ou tem medo de ficar sem mandato e por isso vai no certo ou provável: deputado ou senador?

5. Que outras publicações o Serra deveria financiar, comprando exemplares, para evitar sua falência e garantir seu apoio na campanha presidencial?

6. Se com todo o espaço e o tempo na imprensa contra o governo Lula, as pesquisas dão apenas 6% de rejeição ao governo, revelando baixíssima produtividade de escribas das empresas midiáticas de oposição, o que deveriam fazer os patrões: despedir a todos?

7. Serra não deveria passar diretamente a USP para a Secretaria de Segurança Pública, para facilitar o tratamento que dá às universidades?

8. Se FHC mudou a Constituição durante seu mandato, com muitas evidências que tenha comprado votos para isso, sem que a imprensa protestasse e Uribe vai para o terceiro mandato, o caso de Lula é diferente por que razão?

9. Os que insinuavam que o Adriano estava envolvido com alcoolismo, drogas ou coisas mais graves, deveriam se render às evidencias e confessar que ele de fato está mais feliz?

10. Se o crescimento da economia e dos empregos formais fizeram diminuir o déficit da previdência – razão pela qual saiu da pauta da direita -, não é esse o caminho e não cortes nos benefícios?

0 comentários: