domingo, 19 de setembro de 2010

Edgar Morin e sua Militância pela Educação

Na raiz de tantos problemas em que a humanidade se debate, a educação tem presença garantida e reclama prioridade soberana, ainda que a silenciosa omissão da mesmice simplista insista em fazer-se cega, surda e totalmente imune à educação, àquilo de que mais carecemos hoje para sermos mais generosos e harmoniosos com as pessoas, o meio ambiente, nossos desígnios éticos e, naturalmente, consigo próprios.

O sociólogo Edgar Morin é a semente ainda viva e pujante de lucidez que vem semeando, com brilhante militância intelectual, novos rumos, princípios e paradigmas para a educação do século vigente. A ortodoxia acadêmica, impotente face à complexidade dos problemas que passou longe de resolver, aos poucos foi (e continua) se rendendo à nova visão de educação formulada pelo autor e ultimamente recomendada pela Unesco.

Ele estará aqui, em Fortaleza, em uma Conferência Internacional sobre os Sete Saberes. Que sua passagem renove a missão sócio-educativa das pessoas presentes e instituições interessadas, revigorando as mentalidades de todo o mundo para pedagogias que realmente nos libertem, nos elevem e nos solidarizem (mais), em vez da desinformação acrítica que fragmenta as consciências, congela as utopias e aprisiona o potencial revolucionário dos saberes.

(Comentários do Grito Pacífico, mudando o mundo com você)

REPRODUZO MATÉRIA DO JORNAL O POVO SOBRE EVENTO COM MORIN NO CEARÁ. A SEÇÃO VIDA & ARTE DO JORNAL, PUBLICADA EM 19/09/2010, DEDICOU-LHE UMA SÉRIE ESPECIAL DE TEXTOS. CONFIRAM!

PENSADOR DOS SETE SABERES

Antropologia, comunicação, sociologia, política, economia, filosofia, cibernética, educação. Aos 89 anos, o francês Edgar Morin traz consigo incontáveis reflexões sobre (quase) tudo no mundo. Convidado da Conferência Internacional sobre os Sete Saberes para uma Educação do Presente, organizada pela Unesco e a Universidade Estadual do Ceará, ele vem a Fortaleza esta semana e recebe, no Vida & Arte Cultura, releituras de cinco estudiosos de sua obra

Por Alinne Rodrigues - 18/09/2010

http://www.opovo.com.br/app/opovo/vida-e-arte/2010/09/18/internaimpressavidaearte,2043567/pensador-dos-sete-saberes.shtml

O Brasil já havia sido escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para sediar uma discussão de proporções continentais sobre educação. A posição geográfica é estratégica em relação a Europa e América Latina. Faltava decidir o lugar. Escalada pela Unesco, a professora Maria Cândida Moraes, da Universidade Católica de Brasília, viajou pelas instituições de ensino superior e escolheu a Universidade Estadual do Ceará para receber educadores e pesquisadores de todo o mundo.

“Em fevereiro de 2009, a professora Cândida havia recebido da Unesco a incumbência de preparar um evento acadêmico comemorativo dos 10 anos do lançamento da obra Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, do pensador francês Edgar Morin. Ela e a Unesco identificaram na Uece as condições necessárias para a mobilização e realização do evento”, conta a professora Celina Ellery, pró-reitora de extensão e vice-presidente da conferência.

Com abertura nesta terça-feira, 21, o evento é presidido pelo representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny (confira o bate-pronto) e conta com presidência de honra de Morin. Completando 35 anos de existência, a Uece comemora o sucesso nas inscrições: a 15 dias da abertura, as vagas para assistir à conferência estavam esgotadas. Mais de mil educadores vão participar de forma presencial e, segundo Celina, serão recebidas comitivas de vários países europeus e latino-americanos. “O esgotamento das vagas mostra a identificação e o interesse, e, nesse sentido, a Uece está atendendo à demanda e ampliando o diálogo”, comenta o reitor Francisco de Assis Moura Araripe.

Em termos práticos, a universidade vai atender essa procura através de videoconferências em todo o Brasil. “Diversas instituições que possuem infraestrutura adequada vão receber o sinal em vídeo do evento pela Internet, na perspectiva de disseminar o conteúdo das conferências para um público mais amplo. A própria Uece disponibilizará salas, como também a Universidade Católica de Brasília, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade de Fortaleza e a Faculdade Integrada do Ceará”, ele diz. Somando-se os públicos, a expectativa é de que cerca de 6 mil pessoas acompanhem os diálogos. (Alinne Rodrigues)

Conferência Internacional Sobre Os Sete Saberes Para Uma Educação Do Presente - De terça, 21, a sexta, 24, no Hotel Praia Centro (avenida Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema). Ato de abertura às 9 horas, com o dr. Vincent Defourny (Unesco), o governador do Estado e os reitores da Uece e da UCB. Conferência de abertura com Edgar Morin, Os sete saberes necessários a uma educação do presente: importância e finalidade da proposta. Na quarta-feira, 22, às 19 horas, Morin recebe o título de Doutor Honoris Causa no auditório da reitoria da Uece.

0 comentários: