terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sobre as forças que nos tornam irmãos

UMA MENSAGEM PARA CATADORAS E CATADORES...


...SOBRE CONFIANÇA, AMOR E UNIÃO: AS FORÇAS QUE NOS TORNAM IRMÃOS.

Fiquei muito feliz ao saber que vocês continuam unidos e estão se preparando com muita esperança para criarem a organização de vocês.

Muitos catadores e catadoras gostariam de estar no seu lugar; sendo capacitados, orientados e encorajados a reciclarem aquilo que temos de mais potente em nossas mentes: a confiança. Confiança em si mesmos, confiança nos sonhos que brotam da alma e confiança na capacidade das instituições, redes e políticas de cooperarem para o bem comum do planeta.

Muitos de vocês ainda não sabem ler como gostariam. Isso é o de menos. Muitas (talvez milhões) das pessoas que têm formação universitária em alguma coisa, de tanto lerem e não fazerem nada, desaprenderam a sentir. E quem não consegue sentir, torna-se um analfabeto na linguagem do amor.

Há muita luz no mundo (sobretudo em tempos de Natal e Reveillon), mas é quase tudo artificial demais. Seja a luz que falta no mundo, acendendo com sua união o sonho de uma humanidade diferente, com relações mais solidárias e valores mais íntegros. Dentre outras tarefas, vocês existem para, com o espírito de dignidade e determinação que inspira seus passos e lutas, ensinarem a sociedade a transformarem os resíduos do capitalismo predador em alavancas de projeção e consolidação de um outro mundo; possível, necessário e urgente.

Muita gente tropeçou no meio do caminho, antes de ver a luz sorrir no futuro da vida terrena que não continuou. Hoje vocês estão colhendo frutos importantes e renovados desses dolorosos embates históricos. Quando você chora, as lágrimas que caem não são apenas suas; são de todo um povo explorado, marginalizado e excluído (e bote literalmente nisso!) – é na verdade uma multidão, irmanada pelas pegadas esculpidas com o suor e o sangue geracionais de milhares de milhares de índios e negros; cujos corpos tombaram no passado, mas cujos exemplos nunca deixarão de viver e iluminar os movimentos sócio-ambientais do presente.

Quem tem confiança na mente, amor no coração e união no dia-a-dia, tem (e sobretudo vivencia) a mais linda poesia; feita para celebrar, a cada instante e oportunidade, a alegria da vida e a força da mudança. Parabéns, catadoras e catadores do Serviluz, de Fortaleza e do Brasil, agigantado com os avanços inegáveis do Governo Lula e o engajamento contínuo da sociedade civil, desafiada a se reinventar institucionalmente para conquistar patamares mais firmes de sustentabilidade.

Que a Presidenta Dilma seja a Dilma que o povo espera e que o Sol do trabalho edificante e da justiça coletiva vos acompanhe sempre, em toda jornada de coleta, separação e comercialização de materiais recicláveis, mesmo quando o silêncio da vizinhança e a escuridão da noite ameaçarem enfraquecer suas energias.

(PS.: Dedico essa mensagem aos catadores do Serviluz e aos demais grupos do Projeto Cataforte - Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis, executado no Ceará pela Cáritas).

1 comentários:

Patrícia Amorim disse...

Pablo, que lindo!!!! A sua sensibilidade me emociona sempre.Obrigada por participar conosco dessa realidade aqui no Estado. Bjs Patrícia Amorim - Cáritas Regional Ceará - coordenadora Cataforte no Ceará