terça-feira, 22 de junho de 2010

Sexta com Brasil e sem Globo

Se a mão (ou o braço) que favoreceu um gol brasileiro no jogo contra a Costa do Marfim pela Copa 2010 da África do Sul foi "santo", a atitude de Dunga, ao desabafar contra um jornalista esportivo da Globo na coletiva concedida após esse jogo, parece ter sido "infernal". Pelo menos é o que a "inocente" emissora acha.

Boba a ilusão de achar que o futebol brasileiro precisa rodopiar em torno da Globo e dos seus interesses ambiciosos por audiência a qualquer preço, a começar pelas pretensões de querer escalar a "sua seleção", de querer armar o seu "esquema tático", passando pela sua tentativa (felizmente frustrada) de negociar por cima (ou melhor, nas costas) compromissos de acesso exclusivo a jogadores, até a sua audácia de entrevistar psicólogos para apreciar o "complicado" e "intempestivo" caso Dunga. O babado é o seguinte, mas não espalhe: se Freud não explica, a Globo explica.

Como se toda essa novela (digna de uma Globo, versão "Vale a pena ver - e se informar - de novo") se resumisse a um ou três palavrões expelidos (talvez estrategicamente) como forma - eventualmente saudável - de escape à pressão política diuturna que a Rede Bobo (ops, Globo), de factóide em factóide, tem buscado impor à comissão técnica encabeçada por Dunga. Enfim... há uma goleada de crônicas rolando sobre o episódio. O blogueiro reserva rapidamente convocado acaba de ajudar a lançar a campanha abaixo noticiada de boicote à Globo, em curso acelerado e quase unânime nos gramados da internet.

A bola está com você: invoque sexta-feira (sendo ou não dia 13) os poderes do seu dedo a fim de, na hora do jogo Brasil x Portugal, sintonizar outros canais para assistir a partida. Prove para todas as religiões de bom credo - incluindo os jornalistas de meia tigela - que a Globo, por mais poderosa que (ainda) seja, corporativamente, não é uma entidade onipresente e insubstituível. Se você repassar o e-mail, a democracia esportiva agradece. E lembre-se: futebol brasileiro sem Globo nunca foi tão possível e necessário!

(Comentários do Blog Grito Pacífico, mudando o mundo com você... e sem a Globo)

Na Internet, Dunga ganha apoio contra a Globo
http://cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16717

FONTE: Carta Maior - 22/06/2010

Jornalistas relatam que briga entre Dunga e Rede Globo deveu-se ao fato do treinador da seleção brasileira vetar o privilégio da concessão de entrevistas exclusivas de jogadores para a Globo. Entrevistas teriam sido negociadas pela Globo com presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Dunga não gostou e vetou. Repercussão do episódio indica que a maioria dos internautas está com Dunga e contra a Globo. Cresce no twitter campanha de boicote à Globo na transmissão de Brasil e Portugal na próxima sexta-feira.

(...)

Soccer City, caminho entre o estádio e as tendas da FIFA que abrigam o Centro de Mídia. Galvão Bueno, Arnaldo Cezar Coelho e o diretor da Central Globo de Esportes, Luiz Fernando Lima conversam, não escondem a irritação e nem se preocupam com quem passa ao lado e ouve. O alvo é o técnico da seleção brasileira, Dunga. Minutos antes, na coletiva pós Brasil x Costa do Marfim o técnico, numa dividida bem a seu estilo, deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo.

Luiz Fernando Lima lembra as conversas recentes da emissora com Dunga, já na África do Sul:

- Falamos com ele duas vezes e ele não consegue entender que não é "a Globo", ele está falando para todo o país...

(...)

Aparentemente, os jornalistas de outras empresas consideram uma grosseria maior o fato de Dunga reagir contra esse tipo de privilégio a uma empresa do que a concessão do privilégio em si mesma. Mas, segundo a repercussão do episódio na internet indica que a maioria dos internautas está com Dunga e contra a Globo.

(...)

[Espalha-se massivamente na internet] a idéia de um boicote nacional à TV Globo na sexta-feira, data do próximo jogo do Brasil. A julgar pelo resultado do movimento desencadeado no twitter contra o locutor Galvão Bueno, a Globo pode estar entrando em rota de colisão não apenas com o temperamento de Dunga, mas com milhões de brasileiros e brasileiras.

Um outro forte indicador disso foi que, na madrugada desta terça-feira, cresceu no twitter o chamado para um #diasemglobo, que estimula as pessoas a verem o jogo entre Brasil e Portugal, sexta-feira, em qualquer outra emissora que não a Globo. Um pedido, aliás, não muito difícil de atender, dada a crescente antipatia do locutor Galvão Bueno.

0 comentários: