sábado, 24 de abril de 2010

Pela ética das pesquisas eleitorais

O tempo (mais ou menos bendito e nem sempre humanamente útil) às vezes ousa calar um pouco os clamores deste blog, mas ele deve continuar gritando, com sopro renovado e delicadamente ousado, para tentar difundir miligramas de informação e reflexão social nesse Brasil e mundo ainda tão turbulento e desigual.

Silêncios recentes laconicamente desculpados, não sem constrangimento sincero, faço uso deste espaço para ajudar a divulgar uma grandiosa iniciativa cidadã empreendida pelo Movimento dos Sem Mídia (MSM), uma ONG fundada em 2007 e que reúne blogueiros comprometidos com a comunicação cidadã, emancipadora e solidária.

O Presidente do MSM, Eduardo Guimarães, postou em seu blog Cidadania.com (http://edu.guim.blog.uol.com.br/) informações sobre uma representação expedida pelo Movimento dos Sem Mídia, em prol de maior transparência, integridade e seriedade dos principais institutos de pesquisa eleitoral que atuam no país.

Transcrevo a seguir o texto contido no blog em referência a esta ação. Acessem o link mencionado para observarem a íntegra do documento e colocarem lá o seu relevante comentário de apoio a fim de respaldar esta representação - que no momento em que finalizo esta postagem já reuniu em torno de 1300 adesões. Colabore!

Acrescento que a mobilização desta iniciativa foi, por exemplo, amplificada no blog Viomundo - espaço de grande visibilidade na mídia alternativa - neste link: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/eduardo-guimaraes-em-defesa-de-pesquisas-transparentes.html. Se possível, faça o mesmo através de suas redes e listas de contatos. Merecemos neste ano campanhas políticas à altura de nossos desafios.

Apóie a Representação do MSM

(Atualizado às 14h35m de 24 de abril de 2010)

Reproduzo, abaixo, a íntegra da Representação que o Movimento dos Sem Mídia fez à Procuradoria-Geral Eleitoral pedindo investigação das pesquisas de intenção de voto para presidente da República feitas neste ano pelos quatro mais importantes institutos de pesquisa do país – Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi.

Além disso, o MSM pede que a Justiça monitore e eventualmente audite todas as pesquisas sobre a sucessão presidencial que venham a ser divulgadas até o fim do processo eleitoral deste ano.

Pouco importa qual é a sua posição política ou a sua ideologia. Se você quer eleições limpas, coloque um comentário neste post declarando seu apoio à Representação do MSM à Justiça Eleitoral. É preciso pôr nome e sobrenome, cidade, estado e profissão. Pede-se, também, que seja um comentário curto.

A lista de assinaturas virtuais nesta Representação será remetida à Justiça Eleitoral como forma de lhe dar maior representatividade. Contudo, seu apoio não implicará em qualquer responsabilidade de sua parte, sendo esta tão somente do Movimento dos Sem Mídia e do seu presidente, o signatário deste blog.